sábado, 11 de agosto de 2012

Leandro Batista, O escultor da Vila Kennedy


Escultor Leandro Batista

     A cada dia fico mais surpreso com o lugar onde moro. Mesmo morando há 30 anos na Vila Kennedy, ainda tenho muito a conhecer. 
      Não é segredo para ninguém que adoro contar sobre o Festival de Curta-Metragens que nós, moradores, realizamos aqui no primeiro semestre, que inclusive contou com a participação de ilustres figuras que já moraram aqui na VK, como Tony Garrido e o André Ramiro. E graças a este evento, pudemos conhecer um profissional no mínimo diferente para as pessoas de um modo geral, afinal de contas, você conhece algum escultor?É com muito orgulho que venho vos apresentar Leandro Batista, 30 anos, morador da Vila Kennedy e escultor. Isso mesmo, escultor! Um jovem de 30 anos, morador do subúrbio carioca, da Vila Kennedy, que enfrentou dificuldades, encarou 5 anos de graduação, concluiu o Curso Superior de Esculturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e há 2 anos se tornou um E-S-C-U-L-T-O-R! Detalhe é que o cara ainda passou no vestibular para a UERJ, mas optou pela UFRJ. Lá ele estudou com pessoas da Baixada Fluminense, da Zona Norte e do Sul do estado, entre outros lugares.Ok, tudo bem, mas como um morador da Zona Oeste foi se interessar por algo no mínimo incomum como um curso de escultura?
Estatueta para a Escola de Teatro Martins Pena

        “Meu irmão Leonardo é cenotécnico, e desde os meus 14 de idade que eu trabalho com ele e isso me inspirou a fazer o que faço hoje”, disse Leandro, que ainda contou que sempre recebeu bastante apoio da família.

Leandro Batista e o ator Wagner Moura nos 
bastidores do filme "O homem do Futuro" 
com sua criação ao centro

        Graças a sua formação, Leandro pode trabalhar com um evento que tem tudo a ver com a nossa cidade, o carnaval!
    “Há 15 anos que trabalho em escolas de samba, inclusive já atuei em escolas que chegaram nos primeiros lugares em alguns carnavais”!


Escultura de Leandro Batista
Barracão da Vila Isabel

        Leandro já trabalhou no Salgueiro, na Unidos da Tijuca e na Unidos de Vila Isabel, entre outras. Um momento marcante em todo esse tempo de trabalho com escolas de samba para o nosso escultor e artista plástico foi o incêndio no barracão do Salgueiro em 1999, “o incêndio fez um grande estrago, mas com muito esforço, conseguimos refazer o que tinha para ser feito para que o Salgueiro pudesse realizar um belo desfile!”


Esculturas dos famosos personagens da Disney Pixar Woody e Buz Lightyear

     Leandro afirma que entre outras pessoas com quem ele trabalhou/trabalha e que aprendeu/aprende bastante, ele pode destacar Flávio Policarpo, a que descreve como “um dos maiores escultores do carnaval” e Tunga, “um dos maiores escultores brasileiros!” Além de tudo isso, depois que concluiu a graduação, Leandro montou seu ateliê, já participou de uma exposição coletiva na UFRJ e está fazendo pós-graduação na Fundação Oswaldo Cruz.Ah, mas e a Vila Kennedy nessa história toda? Primeiro que seus pais vieram para a VK praticamente na época de sua fundação. Ele afirma gostar muito de morar aqui: “cara, pra mim, a boa convivência entre os moradores é uma das melhores coisas que existe aqui!” Mas Leandro, o que você indica pra quem quiser conhecer melhor a VK? “Pô cara, sou supercaseiro, mas quando tô na rua, me amarro em andar de skate e curtir o “polo gastronômico” que existe na Praça da VK! Então, quem quiser curtir a Vila, fica a dica.” Ah, como atividade da pós, o nosso artista plástico e escultor está realizando um documentário com outros artistas plásticos da Vila Kennedy, tatuadores e grafiteiros. Conforme revelado no início dessa matéria, foi no 1º Festival de Curta-Metragens da Vila Kennedy que pudemos conhecer um pouco mais do trabalho do Leandro Batista, pois foi ele, a convite do idealizador do evento, Guilherme Júnior, o autor do troféu do evento, um coração com as iniciais da Vila Kennedy. É isso, quem mora ou então conhece a VK, certamente a leva no coração.

Troféu confeccionado para o CurtaVK


Reportagem: Sandro Mendes

Um comentário:

  1. Showww !!
    Valeu Leandro, muita força aii néssa caminhada !
    Aee pessoal do Curta Vila Kennedy, vocês são D+ ! Muito bom !

    ResponderExcluir