terça-feira, 13 de novembro de 2012

Reunião contra o fechamento do Teatro Mário Lago



Sábado, dia 27/10, foi realizada a primeira reunião para discussão sobre o possível fechamento do Teatro Mário Lago (TML), situado em Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio. Compareceram diversos artístas, associações, lideranças, alunos(as) das oficinas e moradores da comunidade, de onde foi tirada uma comissão que estará representando toda comunidade, tanto do espaço como da VK em manifestações contra o fechamento do espaço. 
"É UNANIMIDADE que não podemos permitir o fechamento do TML, muito menos, aceitar o argumento da SEC (Secretaria Estadual de Cultura) que a decisão é pautada na "redução orçamentária" e/ou que o TML não se enquadra no modelo atual." Disse Jorge Melo, um dos líderes da comunidade, presente na reunião. "Essa semana estaremos realizando uma série de contatos (imprensa, Secretárias de Governo, parlamentares, etc.) e reuniões para juntos, garantirmos a manutenção da estrutura orçamentária, operacional e material do TML, que é patrimônio da comunidade e do Rio de Janeiro." 
Empresário e morador há 40 anos da Vila Kennedy, Jorge busca mobilizar a comunidade para que mais uma atrocidade, como esta, não aconteça na VK:
- Precisamos de toda ajuda. Temos que mobilizar as redes sociais, divulgar e amplar que não aceitamos nem aceitaremos mais essa falta de respeito. Precisamos conseguir assinaturas para nosso manifesto pelo NÃO fechamento e corte orçamentário do Teatro Mário Lago.

Professor da oficina de atores do teatro, Fernando Lamour disse que está decepcionado com o que está acontecendo:

- Sou professor de teatro do CIEP 223 e daqui. Fico triste com tudo isso. Já trabalho aqui há anos. Sempre tivemos problemas com verbas públicas. Vimos o teatro vazio, mas sempre funcionando. É inadmissível cortarem a verba que é utilizada para manter o espaço. Acho que não entendem que estamos fazendo o trabalho deles (Governo). Estamos tirando crianças das ruas e socializando-as. 

Breve história do Teatro Mario Lago
O TML, em Vila Kennedy, foi criado a partir de um galpão da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB-RJ), em março de 1979, através da mobilização de um grupo de artistas e da comunidade local. As primeiras obras fizeram parte da execução do I Plan Rio, sob a coordenação do Secretário de Obras Hugo de Matos. (Fonte: cultura.rj.gov.br)
Atividades
Atualmente o teatro promove cerca de seis oficinas gratuitas para a comunidade. São elas: Desenho artístico, dança de salão, oficina de atores (infantil e juvenil), violão, percussão entre outros. As turmas variam entre 20 e 30 alunos por oficina. O teatro também promove grandes eventos como Curta Vila Kennedy - festival de curtas metragens e sarais culturais organizados por artistas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário